Junta Regional reforça equipa de formadores
Por iniciativa da Secretaria Nacional dos Adultos decorreu no passado fim de semana, no Campo Escola de Fraião – Braga, mais um curso nacional Complementar de Formação (CCF).
O objetivo é qualificar o Quadro Nacional de Formadores do CNE e dar resposta às necessidades de formação para implementação do Sistema de Formação de Adultos no Escutismo.
Da região de Bragança-Miranda participaram os dirigentes, Teresa Bastos do Agrupamento 658 de Carrazeda de Ansiães, Ana Isabel Fernandes, do Agrupamento 602 e Miguel Miranda do Agrupamento 18, que se juntaram a outros dirigentes das regiões de Braga, Vila Real e Guarda.
De acordo com as palavras do Chefe Regional, Luís Adelino Batista, “estes dirigentes têm as competências inerentes às funções que irão, no futuro, desempenhar, estão motivados e disponíveis para a Formação e a quem reconhecemos competência e conhecimento para o efeito. Alguns, já participaram em formação regional, como formadores”. A Junta Regional de Bragança-Miranda continua empenhada na valorização do escutismo na região e na formação dos seus dirigentes.
Os temas tratados, os trabalhos de grupo em patrulhas e a partilha de conhecimentos e de experiências enriqueceram e fortaleceram o espírito dos participantes deste curso de formação escutista.
Para uma melhor vivência da “magia” do imaginário do CCF, a fantástica equipa de animação lançou aos participantes vários desafios, de entre eles, a leitura do livro maravilhoso “O Principezinho”, um dos livros mais traduzidos e lidos em todo o mundo, que nos leva ao “Sonho” e a descobrir um hino ao amor – «só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.» Além de mote, esta foi uma das grandes mensagens deste curso de formação.
Sempre alerta para servir!