D. José Cordeiro na bênção da sede regional dos escuteiros


Diocese Bragança-Miranda

A Junta Regional de Escuteiros de Bragança tem, finalmente, uma sede. A inauguração e bênção do espaço, situado no mercado municipal de Macedo de Cavaleiros, decorreu no sábado com a presença do bispo diocesano, D. José Cordeiro, do presidente da Câmara, Duarte Moreno, para além de vários responsáveis do movimento escutista nacional e local. “Este momento da bênção da sede regional suscita em nós este dizer bem dos jovens e dos adolescentes e das crianças que queremos acompanhar no testemunho e na educação destes mesmos valores que são a bússola da nossa vida”, disse D. José Cordeiro.
O bispo diocesano acredita na importância do escutismo na região. “Na relação com a natureza, de uns com os outros, na relação com a Fé e com o Evangelho, temos aqui um manancial enorme para que a educação seja integral e global na justiça e na paz e em todos os valores de que precisamos para vivermos uma civilização do amor e da paz. O escutismo tem provas dadas na diocese, como este lugar do encontro, da paz e dos verdadeiros e autênticos valores humanos e cristãos”, frisou.
Já Duarte Moreno explica que esta sede vai “ajudar a dinamizar o mercado” macedense.
Para o Chefe da Junta Regional, Luís Batista, esta era uma carência há muito sentida. “Pelo menos que eu saiba é a primeira sede da junta regional de Bragança em 90 anos da sua existência. É a coisa que mais falta faz a uma associação, a um movimento, é um local próprio para poder reunir e trabalhar”, sublinhou.
Nesta inauguração, esteve presente o Chefe Nacional do CNE. Norberto Correia destacou a importância das colaborações com as entidades locais.
No distrito de Bragança, existem nove agrupamentos, com cerca de 500 escuteiros.

Texto: Mensageiro de Bragança. Fotografia: Carla Roças Ferreira

(Ver notícia in diocesebm.pt)

Deixe um comentário