PÕE-TE À PROVA!


PÕE-TE À PROVA!

Foi com este mote que durante este domingo, dia 13 de janeiro, entre as 10h00 e as 15h30, os escuteiros de Bragança-Miranda realizaram a Eliminatória Regional do TECOREE nesta edição de 2019.

Trata-se de um torneio nacional de técnica escutista, desenvolvido para Pioneiros (jovens entre os 14 e 17 anos), com a missão de promover a autonomia, versatilidade e pensamento estratégico destes jovens com o recurso ao jogo e à técnica escutista.

Os jogos, pensados para serem realizados em Equipa e não pela soma das individualidades, acentuando também a responsabilidade do Guia, procuram trazer sempre uma forma escutista de fazer as coisas e a aplicação técnica aos desafios da atualidade. E, num torneio tão competitivo, a qualidade e rigor imperam, e todos conhecem bem e cumprem as regras.

Esta 1.ª fase – Eliminatória Regional da edição de 2019, decorreu ao mesmo tempo em todo o país, constituída por dez provas práticas ou teórico-práticas nas seguintes áreas temáticas:

  • Froissartage
  • Pioneirismo (Amarrações)
  • Código Homógrafo
  • Código Morse
  • Nós
  • Socorrismo
  • Cartografia

Participaram 44 elementos distribuídos por 8 equipas oriundas dos Agrupamentos da Região, designadamente: XVIII de Bragança, 602 de Macedo de Cavaleiros, 658 de Carrazeda de Ansiães e 1055 de Vila Flor.

A Equipa Nelson Mandela, do Agrupamento 602 destacou-se na classificação, ficando desde logo apurada para a prova nacional a decorrer de 13 a 16 de abril no CNAE (Centro Nacional de Atividades Escutistas) em Idanha-a-Nova, em representação desta região escutista.

Outras duas equipas obtiveram também classificação acima dos 500 pontos, ficando assim, a aguardar pelos resultados nacionais gerais, no sentido de verificar se também poderão ainda ser apuradas para a 2.ª fase nacional, onde só irão participar 50 equipas.

Nas 20 regiões escutistas que estiveram em provas mais de 3000 escuteiros.

Este torneio nacional tem vindo a aumentar de qualidade e é uma forma de valorizar o trabalho pedagógico que deve ser desenvolvido nas diferentes comunidades em cada agrupamento.

Deixe um comentário