96 anos CNE em Bragança-Miranda


06 de junho de 2020: dia de celebrar os 96 anos da Região Escutista de Bragança-Miranda.

Devido às contingências da pandemia Covid-19, o Assistente Regional, Padre Humberto Coelho, celebrou eucaristia de ação de graças na capela do Centro de Formação Escutista Chefe Zeferino Bastos, em Carrazeda de Ansiães. Esta celebração teve transmissão em direto nas Redes Sociais.

A presença simbólica do Chefe Regional, Luís Adelino Batista e cerca de duas dezenas de dirigentes dos Agrupamentos da Região e da Junta Regional fica para registo de mais um marco nesta bonita história escutista.

Na homilia, o Assistente Regional lembrou todos os escuteiros que fazem e fizeram parte desta região. Desde logo, os fundadores, Cónego Albano Falcão e o Coronel António Eduardo Faria. Depois, enumerou cada Agrupamento e sua data de fundação e fez também questão de lembrar igualmente algumas das suas figuras emblemáticas e verdadeiros entusiastas e dinamizadores do Movimento Escutista como foram o Padre Pinto, Assistente do Agrupamento 777 do Cachão e do Padre Ribeiro, Assistente do Agrupamento 478 de Mirandela.

Referência especial, como não podia deixar de ser, foi para figuras contemporâneas e que também já partiram para o grande acampamento: o Chefe Hernâni Portugal, o Assistente Cónego Belarmino Afonso, baluarte da Cultura e do Escutismo na Região e na Diocese de Bragança-Miranda e o Chefe Zeferino Bastos, empreendedor e impulsionador do Centro de Formação de Carrazeda.

Da mensagem que quis passar nesta celebração, o Assistente, lembrou o seu percurso no Seminário e no Escutismo destacando a sua aprendizagem com a convivência com algumas das personalidades emblemáticas deste movimento. Neste âmbito, por exemplo, referiu as palavras do Dr. Belarmino Afonso que dizia: “Um escuteiro serve para qualquer coisa”, querendo com isto dizer que a formação escutista tem a sua importância na vida dos jovens que por aqui passam e que lhes pode valer ou ser útil em algum momento do seu percurso de vida.

No final, depois de umas palavras de ânimo e incentivo proferidas pelo Chefe Regional, houve ainda tempo para algum registo fotográfico que aqui partilhamos.

Saudações escutistas