Nova etapa para o Caminheiro Aníbal Fernandes


O Agrupamento 18 de Bragança celebrou solenemente na Igreja de Santa Maria, no castelo, a partida do Caminheiro Aníbal Fernandes que concluiu o seu percurso como escuteiro do Corpo Nacional de Escutas e da Região de Bragança-Miranda.

A Partida é um envio e o reconhecimento das vivências do Caminheiro, por parte do seu Clã.

O Caminheiro que parte é aquele em quem o Clã deposita a sua confiança, aquele que, ao longo da sua caminhada na seção, provou viver plenamente os valores escutistas.

O Caminheiro que parte e que é enviado, é alguém em quem se reconhecem qualidades escutistas, humanas e cristãs, que lhe conferem maturidade para poder tomar decisões por si próprio, de maneira adulta e responsável.

Sempre muito comunicativo e em missão!

E o Aníbal foi sempre um escuteiro empenhado, atento, assíduo e cumpridor. Muito cordial e de trato fácil, possuidor de uma cultura acima da média e muito versátil.

Ao longo do seu percurso escutista foi adquirindo competências e conhecimentos que o tornaram num escuteiro completo e num cidadão exemplar. Destacamos a sua capacidade de acolhimento e de inserção em grupo e o seu apurado espírito de equipa e de bom humor.

Por seu lado, há que realçar a sua cultura e vivência religiosa, sempre que havia uma cerimónia lá estava ele pronto a organizar, a colaborar e a servir como acólito.

O Aníbal escuteiro foi também sempre um elemento da comunidade. Estudante aprumado e diligente, lutador, interventivo e defensor de causas, estendeu a sua ação e participação na vida associativa, académica e política, e sem descurar as suas responsabilidades, concluiu, há pouco, a sua licenciatura em Direito pela Universidade Católica do Porto. Parabéns Sr. Dr. Aníbal Fernandes!

Com a mochila, vara bifurcada, tenda, bíblia, vela acesa e pão – símbolos da sua prontidão, serviço e dedicação aos outros, da sua orientação para o bem, e do seu alimento físico e espiritual, recebeu então, antes de partir, a bênção dos Assistentes do Agrupamento.

O Chefe Regional, Luís Adelino Batista marcou também presença na cerimónia da partida do Caminheiro Aníbal e aproveitou o momento para lhe entregar um mais que merecido Nó de Mérito pelos serviços prestados ao Corpo Nacional de Escutas. Mais que a condecoração, o que vale mesmo é o teu exemplo como escuteiro e como ser humano que és. Essa é a melhor recompensa para ti e para quem convive contigo.

Recebeu também do Assistente, Pe. Estevinho Pires, um quadro pintado da Mãe, para estar mais perto do Filho.

No seu discurso de partida, o Caminheiro Aníbal lembrou o seu percurso até ao momento, vivências e pessoas que influenciaram a sua vida escutista referindo-se sobretudo aos seus colegas caminheiros e em especial ao Chefe Hernâni Portugal, designadamente pelo carinho e entrega abnegada ao escutismo. Deixou também um agradecimento especial aos seus pais, António e Conceição, pela presença constante, incentivo, paciência e disponibilidade para acompanharem o seu percurso escutista.

Ainda neste verão, o Caminheiro Aníbal vai participar na iniciativa ACANAC mais cedo – um desafio ao serviço, para ajudar a preparar as estruturas para o Acampamento Nacional do Centenário do CNE que irá decorrer entre 1 e 7 de agosto, bem como no próprio ACANAC.

Mas a grande novidade estava para vir. Ao que nos foi possível apurar, o Caminheiro Aníbal vai continuar a sua missão ingressando na Fraternidade Sacerdotal de S. Pedro, e vai frequentar o Seminário Internacional de S. Pedro em Wigratzbad, na região da Baviera, na Alemanha. Uma excelente notícia para a Região de Bragança-Miranda, para a diocese e para a nossa comunidade.

Deixamos aqui uma mensagem para o nosso Caminheiro: Aníbal, que Deus te conceda a graça de perseverares no compromisso da Partida e te conserve sempre jovem. Não esqueças que a divisa do Caminheiro é «Servir». Esperamos que a ponhas em prática ao serviço do próximo. Para tal tens vindo a preparar-te ao longo do tempo.

Parabéns, Mocho Animador, e uma canhota apertada. Felicidades, muito ânimo e até breve!

ESCUTEIROS DO 759 MOGADOURO EM FESTA


O Agrupamento 759 realizou Vigília e Promessas. Depois dos tempos difíceis derivados da pandemia, procura-se retomar algumas das atividades fundamentais e, assim, os novos escuteiros de Mogadouro prometeram viver a Lei do Escuta.

Tudo decorreu com muita ordem e organização. Presidiu o Assistente de Agrupamento, Pe. Nelson Silva tendo também marcado presença os pais e familiares dos escuteiros, bem como outras entidades, designadamente, o Chefe Regional de Bragança-Miranda, Luís Adelino Batista e outros membros da Junta Regional, bem como o Sr. Presidente da Câmara, António Pimentel.

Ao Agrupamento, aos novos escuteiros, chefes, pais e colaboradores todos desejaram força, coragem e muito sucesso no empenho do bem maior da partilha da vida escutista.

Para adoçar a cerimónia e os presentes, houve direito a bolo. Foi um dia em grande com oportunidade de mostrar o que é o escutismo e a sua importância nos jovens. Mas o mais evidente foi o sorriso e a alegria de todos os escuteiros do Agrupamento poderem estar juntos e de se retomarem as atividades escutistas em conjunto.

Ao que pudemos apreciar, e sem que ninguém peça segredo, se não se grita, suspira-se por um acampamento como corolário de atividades.

Alerta SEMPRE, como diz o Chefe Vitor Telo Pereira.