Luz da Paz de Belém 2022


Em 2007, a Região Escutista de Bragança-Miranda foi pioneira ao introduzir pela primeira vez esta atividade em Portugal. Um momento de fé e de esperança que se renova a cada ano que passa.

Este ano, sob o tema: «Missão: Leva essa Luz em Ti», os Agrupamentos da região voltaram a encontrar-se, esta noite, na Igreja de S. Pedro, em Macedo de Cavaleiros., na Cerimónia Regional de partilha da Luz da Paz de Belém. A celebração foi presidida pelo Assistente Regional, Pe. Humberto Coelho, e coadjuvado por alguns dos Assistentes dos diversos Agrupamentos da Região de Bragança-Miranda.

Durante o próximo fim de semana, cada Agrupamento irá proceder à partilha da Luz da Paz de Belém em cada comunidade local.

Esta Luz pequenina vamos deixá-la brilhar, onde quer que vamos.

Nova etapa para o Caminheiro Aníbal Fernandes


O Agrupamento 18 de Bragança celebrou solenemente na Igreja de Santa Maria, no castelo, a partida do Caminheiro Aníbal Fernandes que concluiu o seu percurso como escuteiro do Corpo Nacional de Escutas e da Região de Bragança-Miranda.

A Partida é um envio e o reconhecimento das vivências do Caminheiro, por parte do seu Clã.

O Caminheiro que parte é aquele em quem o Clã deposita a sua confiança, aquele que, ao longo da sua caminhada na seção, provou viver plenamente os valores escutistas.

O Caminheiro que parte e que é enviado, é alguém em quem se reconhecem qualidades escutistas, humanas e cristãs, que lhe conferem maturidade para poder tomar decisões por si próprio, de maneira adulta e responsável.

Sempre muito comunicativo e em missão!

E o Aníbal foi sempre um escuteiro empenhado, atento, assíduo e cumpridor. Muito cordial e de trato fácil, possuidor de uma cultura acima da média e muito versátil.

Ao longo do seu percurso escutista foi adquirindo competências e conhecimentos que o tornaram num escuteiro completo e num cidadão exemplar. Destacamos a sua capacidade de acolhimento e de inserção em grupo e o seu apurado espírito de equipa e de bom humor.

Por seu lado, há que realçar a sua cultura e vivência religiosa, sempre que havia uma cerimónia lá estava ele pronto a organizar, a colaborar e a servir como acólito.

O Aníbal escuteiro foi também sempre um elemento da comunidade. Estudante aprumado e diligente, lutador, interventivo e defensor de causas, estendeu a sua ação e participação na vida associativa, académica e política, e sem descurar as suas responsabilidades, concluiu, há pouco, a sua licenciatura em Direito pela Universidade Católica do Porto. Parabéns Sr. Dr. Aníbal Fernandes!

Com a mochila, vara bifurcada, tenda, bíblia, vela acesa e pão – símbolos da sua prontidão, serviço e dedicação aos outros, da sua orientação para o bem, e do seu alimento físico e espiritual, recebeu então, antes de partir, a bênção dos Assistentes do Agrupamento.

O Chefe Regional, Luís Adelino Batista marcou também presença na cerimónia da partida do Caminheiro Aníbal e aproveitou o momento para lhe entregar um mais que merecido Nó de Mérito pelos serviços prestados ao Corpo Nacional de Escutas. Mais que a condecoração, o que vale mesmo é o teu exemplo como escuteiro e como ser humano que és. Essa é a melhor recompensa para ti e para quem convive contigo.

Recebeu também do Assistente, Pe. Estevinho Pires, um quadro pintado da Mãe, para estar mais perto do Filho.

No seu discurso de partida, o Caminheiro Aníbal lembrou o seu percurso até ao momento, vivências e pessoas que influenciaram a sua vida escutista referindo-se sobretudo aos seus colegas caminheiros e em especial ao Chefe Hernâni Portugal, designadamente pelo carinho e entrega abnegada ao escutismo. Deixou também um agradecimento especial aos seus pais, António e Conceição, pela presença constante, incentivo, paciência e disponibilidade para acompanharem o seu percurso escutista.

Ainda neste verão, o Caminheiro Aníbal vai participar na iniciativa ACANAC mais cedo – um desafio ao serviço, para ajudar a preparar as estruturas para o Acampamento Nacional do Centenário do CNE que irá decorrer entre 1 e 7 de agosto, bem como no próprio ACANAC.

Mas a grande novidade estava para vir. Ao que nos foi possível apurar, o Caminheiro Aníbal vai continuar a sua missão ingressando na Fraternidade Sacerdotal de S. Pedro, e vai frequentar o Seminário Internacional de S. Pedro em Wigratzbad, na região da Baviera, na Alemanha. Uma excelente notícia para a Região de Bragança-Miranda, para a diocese e para a nossa comunidade.

Deixamos aqui uma mensagem para o nosso Caminheiro: Aníbal, que Deus te conceda a graça de perseverares no compromisso da Partida e te conserve sempre jovem. Não esqueças que a divisa do Caminheiro é «Servir». Esperamos que a ponhas em prática ao serviço do próximo. Para tal tens vindo a preparar-te ao longo do tempo.

Parabéns, Mocho Animador, e uma canhota apertada. Felicidades, muito ânimo e até breve!

ESCUTEIROS DO 759 MOGADOURO EM FESTA


O Agrupamento 759 realizou Vigília e Promessas. Depois dos tempos difíceis derivados da pandemia, procura-se retomar algumas das atividades fundamentais e, assim, os novos escuteiros de Mogadouro prometeram viver a Lei do Escuta.

Tudo decorreu com muita ordem e organização. Presidiu o Assistente de Agrupamento, Pe. Nelson Silva tendo também marcado presença os pais e familiares dos escuteiros, bem como outras entidades, designadamente, o Chefe Regional de Bragança-Miranda, Luís Adelino Batista e outros membros da Junta Regional, bem como o Sr. Presidente da Câmara, António Pimentel.

Ao Agrupamento, aos novos escuteiros, chefes, pais e colaboradores todos desejaram força, coragem e muito sucesso no empenho do bem maior da partilha da vida escutista.

Para adoçar a cerimónia e os presentes, houve direito a bolo. Foi um dia em grande com oportunidade de mostrar o que é o escutismo e a sua importância nos jovens. Mas o mais evidente foi o sorriso e a alegria de todos os escuteiros do Agrupamento poderem estar juntos e de se retomarem as atividades escutistas em conjunto.

Ao que pudemos apreciar, e sem que ninguém peça segredo, se não se grita, suspira-se por um acampamento como corolário de atividades.

Alerta SEMPRE, como diz o Chefe Vitor Telo Pereira.

98 anos da Região de Bragança-Miranda


Hoje, o CNE está em festa!

98 anos de Escutismo na Região de Bragança-Miranda.

Neste dia celebramos e agradecemos o espírito visionário, empenho e tenacidade dos fundadores deste Movimento de Juventude na região e do Agrupamento XVIII: o Cónego Albano Falcão e o Coronel António Eduardo Faria, com uma saudação fraterna a todos os escuteiros.

Formação Escutista Região de Bragança-Miranda


Mais um fim de semana de Formação Escutista na Região de Bragança-Miranda.

A Casa de VP, sede de campo do Agrupamento 602 de Macedo de Cavaleiros, acolheu diversos candidatos a dirigentes para mais uma formação do Percurso Inicial de Formação (PIF).

Desta forma, segue a dinâmica formativa regional para futuros dirigentes do CNE de alguns agrupamentos da região e é assim que a Junta Regional de Bragança-Miranda vai continuando a criar oportunidades formativas para uma boa aplicação do método escutista em cada Agrupamento, em cada unidade, em cada escuteiro, rapaz e rapariga.

Os princípios do Escutismo estão todos certos. O êxito da sua aplicação depende do Chefe e do modo como ele os aplica”. in Rasto do Fundador

Para este desiderato, os adultos do movimento devem ter formação a fim de poderem adquirir conhecimentos e competências para cumprir a missão de acompanhamento de cada escuteiro, lobitos, exploradores, pioneiros e caminheiros. Cada participante é também incentivado a procurar autoformação para auto enriquecimento e que continue a participar nas iniciativas proporcionadas pela região.

O Percurso Inicial de Formação constitui a formação básica e necessária à investidura como Dirigente do Corpo Nacional de Escutas, bem como se trata de uma proposta de desenvolvimento pessoal destinada a todos os Candidatos a Dirigentes em três vertentes unidas e complementares entre si: Pedagogia, Método Escutista e Os Adultos no Escutismo/Relação Educativa.

O PIF tem como objetivo capacitar os Candidatos a Dirigentes para a sua Promessa de Dirigentes no Corpo Nacional de Escutas.

Depois deste primeiro passo, segue-se o Percurso Pessoal de Formação Contínua (PPFC) que tem como destinatários os dirigentes do CNE e visa o enriquecimento da sua formação mediante um Percurso Formativo de Aprofundamento Pedagógico – de Educador, em qualquer uma das 4 Secções e/ou, mais tarde, complementado com o Percurso Formativo de Especialização como Formador ou como Gestor.

Deste Percurso Inicial de Formação destacam-se quatro temáticas: “o Movimento Escutista e o CNE”, “CNE – Movimento da Igreja”, “a Missão do Escutismo” e “o Adulto no Escutismo”.

A formação de dirigentes abrange as vertentes pedagógica, educação para a Fé, recursos de animação, recursos técnicos e segurança e bem-estar em campo.

Depois de um fim de semana produtivo, com muita alegria e muita partilha, de certo que todos irão mais fortalecidos para cumprir a sua missão com verdadeiro e fraterno espírito escutista.

Da parte da equipa de formação regional, uma palavra de agradecimento pelo entusiasmo e empenho demonstrados pelos candidatos a dirigentes nas diferentes temáticas e desafios propostos ao longo desta sessão de formação. Esperamos ter estado à altura das vossas expetativas.

Que este espírito e dinâmica demonstrada sirva de incentivo, que perdure e se mantenha no desempenho da vossa missão de educadores nos vossos Agrupamentos.

Com um até breve, continuando à vossa disposição, desejamos a todos:

Boa caça e sempre alerta para servir!

Tecoree, torneio de competição para Pioneiros.


O Tecoree é um torneio nacional de técnica escutista, desenvolvido para escuteiros com idades compreendidas entre os 14 e 17 anos – os Pioneiros.

O recinto da Feira de S. Pedro em Macedo de Cavaleiros, acolheu este fim de semana mais uma edição regional do Tecoree.

Esta edição regional do Tecoree 2022, decorreu num clima de alegria e com muito empenho dos participantes numa competição saudável, pois que afinal o que que conta mesmo, é o facto de terem aceite o desafio, de se terem superado e de, certamente, terem aprendido algo mais com esta experiência. Mas o convívio foi a palavra de ordem.

Mediante a forma de aprendizagem do “aprender, fazendo”, esta é mais uma iniciativa não para ver quem ganha, mas para aprender, em conjunto. Para esta competição, os Pioneiros prepararam a sua participação durante vários meses, em áreas de conhecimento tão diversas como jogos com construções, código morse, homógrafo, desafios com nós e amarrações, estratégia com nós e construção de abrigos.

Esta fase regional contou com a participação dos Pioneiros dos Agrupamento 602 de Macedo de Cavaleiros e do Agrupamento 658 de Carrazeda de Ansiães tendo-se sagrado vencedora desta edição regional, a Equipa Vasco da Gama, do Agrupamento 602.

Agora segue-se a fase da competição nacional do Tecoree. Muito em breve, serão publicados os resultados nacionais das 50 equipas selecionadas.

Junta Regional reforça equipa de formadores


Por iniciativa da Secretaria Nacional dos Adultos decorreu no passado fim de semana, no Campo Escola de Fraião – Braga, mais um curso nacional Complementar de Formação (CCF).

O objetivo é qualificar o Quadro Nacional de Formadores do CNE e dar resposta às necessidades de formação para implementação do Sistema de Formação de Adultos no Escutismo.

Da região de Bragança-Miranda participaram os dirigentes, Teresa Bastos do Agrupamento 658 de Carrazeda de Ansiães, Ana Isabel Fernandes, do Agrupamento 602 e Miguel Miranda do Agrupamento 18, que se juntaram a outros dirigentes das regiões de Braga, Vila Real e Guarda.

De acordo com as palavras do Chefe Regional, Luís Adelino Batista, “estes dirigentes têm as competências inerentes às funções que irão, no futuro, desempenhar, estão motivados e disponíveis para a Formação e a quem reconhecemos competência e conhecimento para o efeito. Alguns, já participaram em formação regional, como formadores”. A Junta Regional de Bragança-Miranda continua empenhada na valorização do escutismo na região e na formação dos seus dirigentes.

Os temas tratados, os trabalhos de grupo em patrulhas e a partilha de conhecimentos e de experiências enriqueceram e fortaleceram o espírito dos participantes deste curso de formação escutista.

Para uma melhor vivência da “magia” do imaginário do CCF, a fantástica equipa de animação lançou aos participantes vários desafios, de entre eles, a leitura do livro maravilhoso “O Principezinho”, um dos livros mais traduzidos e lidos em todo o mundo, que nos leva ao “Sonho” e a descobrir um hino ao amor – «só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.» Além de mote, esta foi uma das grandes mensagens deste curso de formação.

Sempre alerta para servir!

aZimute 5 – XI edição 12 a 15 maio 2022


O aZimute 5 chegou à Região de Bragança-Miranda e será realizado no concelho de Carrazeda de Ansiães, local ainda a definir.

Este evento destina-se a: Dirigentes do CNE, Candidatos a Dirigentes do CNE, Aspirantes a Dirigentes do CNE, Auxiliares no agrupamento (CNE), Caminheiros, Colaboradores em atividades escutistas do CNE (equipa de pais, etc.).

Mais se informa que as inscrições terminam a 15 de abril. O custo da inscrição é de 15€

Aqui podes consultar o Programa da XI Edição 2022.

Faz aqui a tua inscrição.

Workshop – Ferramentas de corte


Decorrente do Plano de atividades para 2021-2022 da Junta Regional de Bragança-Miranda, a Secretaria Regional Pedagógica propôs, entre outras, a realização de vários Workshops, no sentido de dotar os Dirigentes, candidatos a Dirigente e Caminheiros da região, com novas técnicas e experiências para poderem partilhar, posteriormente, com os elementos dos seus agrupamentos.

Assim, decorreu o primeiro Workshop – Ferramentas de corte, no passado sábado, dia 19 de fevereiro de 2022, entre as 09:00 e as 16:00 horas, na sede de campo do Agrupamento 602, a Casa VP na aldeia de Vale de Prados – Macedo de Cavaleiros.

Os participantes, além da partilha de farnel, puderam voltar a sentir as emoções de mais uma atividade presencial e de campo, experimentar ferramentas e partilhar conhecimento no seu manuseamento e utilização. Das ferramentas e material utilizado neste workshop contam-se:
• faca;
• serrote;
• machado;
• ripa de madeira com: 100cmx3cmx1cm (ou semelhante);
• lixa do ferro: 400 / 600 / 1200 (uma folha de cada);
• um cinto velho ( que se possa cortar);
• lâmina de serra de arco.

Foi mais um dia bem passado, valendo o convívio, a solidariedade, o compromisso e a partilha de conhecimento. Venha o próximo.