Abertura Regional do Ano Escutista (ARAE) 2020/2021


A Região Escutista de Bragança-Miranda procedeu à Abertura do Ano Escutista 2020/2021. O encontro dos escuteiros decorreu na Catedral da diocese, onde teve lugar uma Eucaristia, presidida por D. José Cordeiro, Bispo da diocese e coadjuvado por alguns dos Assistentes dos diversos Agrupamentos da Região, para assinalar o momento.

No final da Eucaristia, o Chefe Regional, Luís Adelino Batista, agradecendo a presença e disponibilidade do “nosso Pastor Diocesano”, dos escuteiros e de alguns familiares, proferiu um breve discurso de abertura de atividades, do qual reproduzimos aqui alguns excertos:

“Estamos a viver um período deveras difícil e complicado para todos nós e que exige, também, prudência, segurança e respeito pela saúde de todos aqueles que são filiados do Corpo Nacional de Escutas.

Esta abertura oficial, consta só desta Eucaristia, para darmos testemunho e exemplo que o C.N.E. Regional, abre a suas portas para os Jovens da Diocese terem a possibilidade de conhecer e viver o Movimento Escutista.”

Deixou também uma palavra de confiança nos Agrupamentos, nos seus Dirigentes, afirmando que a Junta Regional tem consciência da imensas dificuldades que irão atravessar ao longo do ano.

Em seguida fez alusão ao modelo de vida do jovem Carlo Acutis, beatificado pelo Papa Francisco, no passado dia 10, jovem que viveu intensamente  a sua juventude, como qualquer jovem da sua idade,  mas com um objetivo, de glorificar a Deus para afirmar que: “com Carlo Acutis, queremos ser originais, inteiros em todas as dimensões da Vida.”

Por seu lado, trouxe também uma nota sobre a recentemente  a Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, que aborda a Fraternidade e a Amizade Social, em que o Papa sonha e propõe um novo Mundo onde a Fraternidade e a Amizade Social  sejam mais do que palavras.

A este respeito referiu que: “Nós, já, somos uma Fraternidade, a Fraternidade Escutista e temos objetivos de vida para todos os filiados, baseados no projeto educativo e no método escutista e sobretudo na Mensagem do Fundador “Deixai o Mundo melhor do que encontrastes”.

E culminou a sua intervenção declarando aberto o ano escutista de 2020/2021 na Região de Bragança-Miranda desejando a todos, à boa maneira escutista: “Boa Caça”.

Ainda houve tempo também para cantar os parabéns ao Assistente Regional, Padre Humberto Coelho, por mais um aniversário natalício.