Já está aqui!


A Luz da Paz de Belém já chegou à região escutista de Bragança-Miranda.

Ela representa o nascimento de Jesus, e é simbolicamente representada numa chama, que se encontra sempre acesa na Gruta da Natividade, onde Jesus nasceu!

Luz da Paz de Belém Região de Bragança-Miranda 2020

Este ano, a 16 de novembro, a Luz da Paz foi recolhida pela Maria Khoury, que vive em Belém – Israel e a cerimónia internacional de partilha decorreu em Salzburgo, na Áustria.

Em Portugal, devido às restrições do Covid-19, foi utilizada a Luz da Paz de Belém que se mantém permanentemente acesa na paróquia de Mateus, da diocese de Vila Real. D. António Augusto Azevedo, Bispo da diocese de Vila Real, presidiu à cerimónia nacional de partilha, tendo considerado, esta iniciativa, como “grande sinal” para que o Natal “tenha mais luz”.

E foi com este espírito e alegria que a comitiva escutista Bragança-Miranda, recebeu e trouxe a Luz da Paz de Belém para a região.

A cerimónia de acolhimento e partilha foi presidida por D. José Cordeiro, Bispo da Diocese, concelebrada pelo Assistente Regional e por alguns dos Assistentes dos Agrupamentos e participada por representantes dos Agrupamentos da região na Igreja de S. Pedro, em Macedo de Cavaleiros.

Um momento de fé e de esperança que se renova a cada ano que passa pois que necessitamos essa luz para continuar a servir com humildade, carinho e amor e desenvolver o espírito escutista.

Em sintonia com as paróquias, cada Agrupamento foi convidado fazer a distribuição da Luz de Belém nas suas comunidades locais, a cada família, a cada coração, para todos podermos ir preparando o Natal.

Esta iniciativa surgiu em 1986 na Áustria e, desde 1989 que Escuteiros e Guias de diversos países, vêm cooperando desde 1989 o que permite que a Luz seja partilhada pela Europa e fora dela, tomando dimensão de âmbito mundial.

Em 2007, a Região Escutista de Bragança-Miranda foi pioneira ao introduzir pela primeira vez esta atividade em Portugal dinamizada através do Agrupamento 1254 de Miranda do Douro em colaboração dos Escuteiros católicos do MSC de Valladolid. Atualmente, já adquiriu cariz nacional dentro do CNE.

O tema para este ano é viver “Unidos na Luz, unidos na esperança”.

Que a Luz da Paz de Belém ilumine o cumprimento dos Direitos Humanos e da Missão Escutista com um “Sempre alerta para servir!

Luz da Paz de Belém 2020


UNIDOS PELA LUZ, UNIDOS PELA ESPERANÇA.

Teve hoje lugar em Vila Real, pelas 10h30 a cerimónia de partilha da Luz da Paz de Belém para todos os Agrupamentos de escuteiros a nível nacional.

O Chefe Regional, Luís Adelino Batista, e outros escuteiros da região de Bragança-Miranda receberam a Luz da Paz de Belém que será distribuída pelos Agrupamentos da região para que depois a possam partilhar também em cada paróquia com a nossa comunidade.

A Junta Central propôs uma dinâmica pedagógica “de vivência da Luz da Paz de Belém, em formato jogo de cidade, para ser vivido na comunidade, adaptado a cada secção.
No meio da escuridão que a pandemia lança sobre as nossas vidas, desafiamos todos os escuteiros a partilharem a Luz que anuncia o nascimento do menino Jesus. Respeitando as necessárias regras de segurança, porque somos escuteiros cristãos – construtores da
Fraternidade Mundial – com a Luz da Paz de Belém que repartimos oferecemos a mensagem de união, cooperação, amor e paz que nos vem de Jesus Cristo.”

“Há uma Luz que nunca se apaga. E que vai chegar à casa e coração de cada um de nós.”

Fratelli Tutti, também este ano, mais uma vez, vamos fazer todos Natal e deixar brilhar esta Luz pequenina!

Abertura Regional do Ano Escutista (ARAE) 2020/2021


A Região Escutista de Bragança-Miranda procedeu à Abertura do Ano Escutista 2020/2021. O encontro dos escuteiros decorreu na Catedral da diocese, onde teve lugar uma Eucaristia, presidida por D. José Cordeiro, Bispo da diocese e coadjuvado por alguns dos Assistentes dos diversos Agrupamentos da Região, para assinalar o momento.

No final da Eucaristia, o Chefe Regional, Luís Adelino Batista, agradecendo a presença e disponibilidade do “nosso Pastor Diocesano”, dos escuteiros e de alguns familiares, proferiu um breve discurso de abertura de atividades, do qual reproduzimos aqui alguns excertos:

“Estamos a viver um período deveras difícil e complicado para todos nós e que exige, também, prudência, segurança e respeito pela saúde de todos aqueles que são filiados do Corpo Nacional de Escutas.

Esta abertura oficial, consta só desta Eucaristia, para darmos testemunho e exemplo que o C.N.E. Regional, abre a suas portas para os Jovens da Diocese terem a possibilidade de conhecer e viver o Movimento Escutista.”

Deixou também uma palavra de confiança nos Agrupamentos, nos seus Dirigentes, afirmando que a Junta Regional tem consciência da imensas dificuldades que irão atravessar ao longo do ano.

Em seguida fez alusão ao modelo de vida do jovem Carlo Acutis, beatificado pelo Papa Francisco, no passado dia 10, jovem que viveu intensamente  a sua juventude, como qualquer jovem da sua idade,  mas com um objetivo, de glorificar a Deus para afirmar que: “com Carlo Acutis, queremos ser originais, inteiros em todas as dimensões da Vida.”

Por seu lado, trouxe também uma nota sobre a recentemente  a Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, que aborda a Fraternidade e a Amizade Social, em que o Papa sonha e propõe um novo Mundo onde a Fraternidade e a Amizade Social  sejam mais do que palavras.

A este respeito referiu que: “Nós, já, somos uma Fraternidade, a Fraternidade Escutista e temos objetivos de vida para todos os filiados, baseados no projeto educativo e no método escutista e sobretudo na Mensagem do Fundador “Deixai o Mundo melhor do que encontrastes”.

E culminou a sua intervenção declarando aberto o ano escutista de 2020/2021 na Região de Bragança-Miranda desejando a todos, à boa maneira escutista: “Boa Caça”.

Ainda houve tempo também para cantar os parabéns ao Assistente Regional, Padre Humberto Coelho, por mais um aniversário natalício.

96 anos CNE em Bragança-Miranda


06 de junho de 2020: dia de celebrar os 96 anos da Região Escutista de Bragança-Miranda.

Devido às contingências da pandemia Covid-19, o Assistente Regional, Padre Humberto Coelho, celebrou eucaristia de ação de graças na capela do Centro de Formação Escutista Chefe Zeferino Bastos, em Carrazeda de Ansiães. Esta celebração teve transmissão em direto nas Redes Sociais.

A presença simbólica do Chefe Regional, Luís Adelino Batista e cerca de duas dezenas de dirigentes dos Agrupamentos da Região e da Junta Regional fica para registo de mais um marco nesta bonita história escutista.

Na homilia, o Assistente Regional lembrou todos os escuteiros que fazem e fizeram parte desta região. Desde logo, os fundadores, Cónego Albano Falcão e o Coronel António Eduardo Faria. Depois, enumerou cada Agrupamento e sua data de fundação e fez também questão de lembrar igualmente algumas das suas figuras emblemáticas e verdadeiros entusiastas e dinamizadores do Movimento Escutista como foram o Padre Pinto, Assistente do Agrupamento 777 do Cachão e do Padre Ribeiro, Assistente do Agrupamento 478 de Mirandela.

Referência especial, como não podia deixar de ser, foi para figuras contemporâneas e que também já partiram para o grande acampamento: o Chefe Hernâni Portugal, o Assistente Cónego Belarmino Afonso, baluarte da Cultura e do Escutismo na Região e na Diocese de Bragança-Miranda e o Chefe Zeferino Bastos, empreendedor e impulsionador do Centro de Formação de Carrazeda.

Da mensagem que quis passar nesta celebração, o Assistente, lembrou o seu percurso no Seminário e no Escutismo destacando a sua aprendizagem com a convivência com algumas das personalidades emblemáticas deste movimento. Neste âmbito, por exemplo, referiu as palavras do Dr. Belarmino Afonso que dizia: “Um escuteiro serve para qualquer coisa”, querendo com isto dizer que a formação escutista tem a sua importância na vida dos jovens que por aqui passam e que lhes pode valer ou ser útil em algum momento do seu percurso de vida.

No final, depois de umas palavras de ânimo e incentivo proferidas pelo Chefe Regional, houve ainda tempo para algum registo fotográfico que aqui partilhamos.

Saudações escutistas

REUNIÃO DO CHEFE NACIONAL COM OS CH REGIONAIS


Ontem , pelas 21,30 , o Chefe Nacional e a Junta Central reuniram , via, videoconferência com os Chefes Regionais , estiveram , também, presentes os anteriores Chefes Nacionais.
O Assistente Nacional deu inico a reunião com uma oração .
de Seguida o Chefe Nacional depois de saudar os presentes começou a abordar os temas da reunião assim:
1 – ACANAC – Com a alteração das JMJ de 2022, para 2023, prejudicou a realização do ACANAC Centenário, colocou a questão da data da sua realização . Foi consensual a sua realização não em 2023 , mas sim em 2022, dando inicio as comemorações dos cem anos do CNE.

2 – PAJ -Os valores da candidatura do CNE ao IPJ , foi retificado , em virtude de cancelamento de varias atividades, sendo que o valor retificado ficou sensivelmente na ordem dos 50% do valor inicial.

3 – Covid 19 – Pela Chefe Raquel ( Secretaria Pedagógica) os Chefes Regionais foram informados do cancelamento do Encontro Nacional de Guias, e alteração, mais uma, da data da realização do Tecoree, caso não seja possível , cancela-se. O Cenáculo , pensa-se para Outubro a sua possível realização .

4 – CNR – Aguarda-se , hoje , a comunicação ao País do Sr. Primeiro – Ministro, para se poder avaliar a possibilidade ou não da realização do CNR , marcado para 27/28 de Junho . Caso não seja possível será marcado para Setembro.

5 – Cartões de Débito – A Região do Algarve , apresentou a mesa do CNR, uma proposta de alteração a proibição do uso do cartão de débito, para efeitos do pagamento das Portagens. Este assunto teve muitas intervenções , ficando saliente o Parecer do CFJN, que proíbe o uso dos cartões de débito e de crédito.

Como ficaram mais 4 pontos da OT, o Chefe Nacional marcou nova reunião para 13 de Maio a mesma hora.

Região de Bragança-Miranda promove formação


Decorreu no passado fim de semana, em Malhadas, mais um encontro de formação promovido pela Junta Regional de Bragança-Miranda.

Deste modo e no âmbito do programa de formação contínua, estiveram presentes dirigentes dos vários agrupamentos da região e um dirigente da região de Lamego.

Assim, este encontro de formação começou com o Curso de Tutores Locais de Formação para assegurar aos candidatos a dirigentes um bom acompanhamento formativo pessoal em termos de orientação, progressão e avaliação, bem como a sua integração na equipa de animação.

O Secretário Regional Pedagógico trouxe também ao conhecimento dos presentes as novidades e alterações ocorridas em termos de Sistema de Progresso Escutista.

O Curso de Preparação Internacional encerrou este encontro de formação. Para alguns era a renovação de conceitos e do respetivo diploma, para outros foi a primeira formação neste âmbito, dado ser importante e imprescindível para a realização de atividades de caracter internacional.

É salutar esta partilha de conhecimentos e encontros entre dirigentes. Uma palavra de apreço à equipa de formação e à Junta Regional por promover mais um evento deste cariz bem como pelo acolhimento e por toda a logística proporcionada.