Abertura Regional do Ano Escutista (ARAE) 2019/2020


Mais de 160 escuteiros da região escutista de Bragança-Miranda participaram no encontro de abertura oficial de atividades escutistas, esse momento de reencontro e de fortalecimento de amizades e de missão, que decorreu no passado domingo, dia 13 de outubro, no Centro de Formação Escutista Chefe Zeferino Bastos, em Carrazeda de Ansiães. Este ano é dedicado e sob a invocação da Rainha Santa Isabel.

Do programa do evento destacaram-se os jogos de ação, de descoberta e aplicação de talentos e de trabalho de equipa, bem como a celebração da Eucaristia, pelas 11h00, na capela de Campo, presidida pelo Pe. João Barros, Assistente do Agrupamento788 de Torre de Moncorvo que, na sua homilia, a todos brindou com a seguinte mensagem:

“Queridos Chefes e Escuteiros!

O que nos pede este início de Ano Escutista?

  1. Um sentido mais de unidade, que nos movimente a todos na construção de um mundo melhor;
  2. Que encontremos ideias novas, importantes, para partilharmos nos nossos Agrupamentos;
  3. Que nos faça mudar a nossa vida de desleixo, para uma vida ativa ao serviço de todos;
  4. Que cada Agrupamento seja um “berço” que nos embale para o bem comum e para honrar o legado que o nosso Fundador B. P. (Baden Powell) nos legou: o quê? De não termos medo às dificuldades; Fazer mais e melhor, arrastando para as nossas fileiras mais jovens elementos.

Que os Candidatos, a servir o Escutismo saibam as realidades, as responsabilidades, as suas ideias e a sua posição em muitos assuntos importantes.

Precisamos todos de ter ambição, de fazer um enorme esforço para nos manter ligados à realidade do nosso Agrupamento e ligados aos outros Agrupamentos.

Lembrai-vos que o Escutismo tem muitas boas práticas para partilhar e aprender.

Olhai que não basta ter vontade, mas precisamos de ser capazes de ousar, de sonhar, de inspirar para novas realidades e desafios, de colocar os nossos jovens no Centro de tudo o que fazemos para que eles possam levar entusiasmo aos outros jovens que integram este Movimento, não só em casa e nos colegas, mas também na Comunidade.

Que este Ano Escutista seja, por intercessão da Rainha Santa Isabel e Nossa Mãe, um elo de ligação de uma corrente e uma ponte que nos una entre o Chefe Regional, a Junta Regional, Chefes dos Agrupamentos da região e entre todos os Escuteiros.

Só assim poderemos, então, ser uma corrente bem ligada e unida aos nossos Patronos.

Deixemos o nosso “eu”, o nosso egoísmo para trás e liguemo-nos a todos no mesmo sentido e direção, pois a união faz a força e ninguém no-la pode partir.”

Saudações escutistas.