95 anos da Região de Bragança-Miranda


São já 95 anos da Região de Bragança-Miranda. O CNE está em festa!

Este ano, a região escutista de Bragança-Miranda comemora o seu 95.º aniversário com uma atividade regional a realizar em Mirandela no fim de semana de 8 e 9 de junho de 2019 com o seguinte programa:

Além do efetivo escutista regional, e de escuteiros de outras regiões, a iniciativa contará com a presença de D. José Cordeiro, Bispo da diocese de Bragança-Miranda, de autoridades locais, antigos escuteiros e de uma comitiva da Junta Central do CNE liderada pelo Chefe Nacional, Ivo Faria e pelo Assistente Nacional, Pe. Luís Marinho.

Este ponto de encontro na comemoração dos 95 anos de Escutismo na região de Bragança-Miranda leva-nos a refletir sobre o caminho trilhado para que este Movimento de Juventude continue forte e dinâmico e, através do seu cunho de ensino não formal, que continue a formar jovens numa cidadania feliz e responsável.

Encontro Nacional de Guias


Envolves-te? Deixa-te envolver.

Lisboa acolheu, dia 18 do corrente, o Encontro Nacional de Guias com o tema: “Escutismo e Comunidade”. A região de Bragança-Miranda foi uma das várias regiões escutistas que se fez representar no evento deste ano com as Guias, Beatriz Crisóstomo (Exploradores) e Bárbara Mouro (Pioneiros) do Agrupamento 602 de Macedo de Cavaleiros e Ana Cancela (Lobitos) e Maria Luísa (Exploradores) do 658 de Carrazeda de Ansiães, acompanhadas pelo Chefe Armando Tardego.

Ana Cancela, Maria Luísa, Beatriz Crisóstomo, Bárbara Mouro.

Foi um bom momento de intercâmbio e partilha de experiências tendo como pano de fundo saber se se envolvem ou se se deixam envolver em comunidade.

No final da tarde houve missa e jantar comunitário tendo-se reservado a noite para uma divertida Festa das Comunidades.

A nossa pioneira, Bárbara Mouro, numa das atividades. Foto de Francisco Lopes.

Este tipo de encontro e dinâmicas desenvolvidas são muito importantes pois enriquecem os participantes e ajudam a criar laços e sinergias entre todos mediante a partilha de experiências locais e globais.

O Chefe Armando Tardego e o grupo de dança com um careto.