Escuteiros de Bragança-Miranda comemoram Dia Regional dos Patronos


Como já é tradição, o Dia regional dos Patronos foi comemorado no passado fim-de-semana pelos escuteiros de Bragança-Miranda, junto da comunidade de Mogadouro, com muitas atividades que possibilitaram uma participação com interesse empenho e muita alegria e diversão.

A perspetiva da reabertura do Agrupamento 759 de Mogadouro foi o mote para este encontro regional, de modo a dar maior força e dinâmica com o contributo e vontade de todos: jovens, pais, paróquia, comunidade, diocese, dirigentes e Junta Regional do CNE. A escola e formação escutista deixa as suas marcas e a Junta Regional entendeu por bem ir dar mais um impulso a esta ideia e que é também um seu desiderato.

Escuteiros atentos ao Chefe Regional Luís Adelino Batista

Uma viagem pela Europa até Mogadouro, foi assim que os escuteiros divididos por patrulhas com nomes de 18 capitais europeias viveram esta aventura regional realizando diversas provas e cumprindo desafios que lhes foram propostos em cada etapa do caminho pondo em prática os seus conhecimentos e trabalho de equipa.

Devido à chuva que se fez sentir, os participantes acantonaram no ginásio do Agrupamento de Escolas de Mogadouro servindo também de ponto de encontro.

Pelas 14h00 de sábado, dia 6, começaram a chegar os primeiros agrupamentos da região e acolhidos pela Junta Regional. Durante a tarde houve tempo livre para descobrir Mogadouro, participar em alguns eventos culturais e artísticos a decorrer nesse momento.

Pelas 17h30 teve lugar uma sessão de cumprimentos ao Executivo Municipal no salão de actos do município e uma breve troca de impressões e contactos.

Às 18h00, na Igreja de S. Francisco, todos assistiram à missa vespertina celebrada por D. José Cordeiro, Bispo da Diocese coadjuvado pelo Pároco, Pe. Nelson e por outros sacerdotes da Unidade Pastoral da Senhora do Caminho, cerimónia que foi também abrilhantada pelo coro da paróquia.

Atividades no Fogo de Conselho

Seguiu-se o jantar e o tradicional “fogo de conselho”, aberto à comunidade, contando também com alguns antigos escuteiros. Foi um momento bem animado e divertido.

Já dia 7, domingo, após a alvorada às 07h30 e o pequeno-almoço tomado, foi tempo de dar as instruções às patrulhas e dar início ao grande jogo pelas artérias da vila. Os participantes puderam interagir com a população e ficar a conhecer algum do património cultural e história de Mogadouro.

O jogo terminou pelas 12h00 na Casa da Juventude onde almoçou o contingente. Este local acolheu, em tempos, muitas atividades regionais de formação escutista.

Em seguida, após arrumar as mochilas e efetuar a limpeza do pavilhão desportivo e antes da canção do adeus, foi tempo de ouvir o Chefe Regional sobre as futuras iniciativas, dado estar próxima a comemoração dos 95 anos do CNE na Região num fim-de-semana de pleno de atividades em 8 e 9 de junho em Mirandela.