REUNIAO


Hoje , dia 19, na Sede da Junta Regional, pelas 20 h, vai reunir a Junta Regional, Organização do XVACAREG, e o Departamento de Formação Regional, sob a orientação do Chefe Regional , Luís Batista, e com a seguinte Ordem de Trabalhos :

 

 – Junta Regional

  • Analise a abertura do Novo Ano Escutista;
  • Proposta para a mudança do nome da Região de Bragança para Bragança-Miranda;
  • Luz da Paz;
  • Ceia de Natal;
  • Preparação do Conselho Regional;
  • Prepração do plano de atividades e Orçamento para 2018;

Formação 

 – Percurso Inicial Formação para o ano de 2017/2018;

XV ACAREG

Analise a presente situação do XV ACAREG.

ABERTURA DO NOVO ANO ESCUTISTA


Como estava previsto decorreu no passado Domingo dia 15 a abertura do Novo Ano Escutista da Região de Bragança, com a presença de duas centenas de  crianças , jovens , adolescentes e adultos , todos irmanados num só  espirito: – Participar na atividade que dá o pontapé de saída do ano escutista de 2017/2018 da Região de Bragança.

O Programa foi cumprido, na integra

– 9,00 h – acolhimento,  entrega dos crachás e oração da manhã

 – 10,00  início do Raid que levou por vários caminhos os participantes ( lobitos , Exploradores , Pioneiros e Caminheiros) a Valpradinhos;

– 13,30 h – Jogos em Valpradinhos;

– 15,00 h- Eucaristia foi celebrada por D.José Cordeiro, Bispo da Diocese de Bragança – Miranda e pelo Assistente do Agrupamento 602 de Macedo de Cavaleiros .

O Assistente Regional , faltou porque se encontrava em trabalho Pastoral junto do n/ emigrantes em França.

No Fim da Eucaristia o Chefe Regional falou aos presentes lembrando que este ano ,que abrimos oficialmente, tem a particularidade de comemorarmos o cinquentenário do Primeiro  Acampamento Regional realizado, precisamente, em ValePradinhos, Aldeia onde nos encontramos para Abertura e que vai terminar com a realização do XV ACAREG.

– 16, 10 – Despedida e Canção do Adeus.

Região Escutista de Bragança está de luto


Até sempre, chefe Portugal! (06/03/1936 – 18/04/2017)

O chefe Hernâni Augusto Portugal, figura incontornável na Região Escutista de Bragança, partiu para o Eterno Acampamento. Era Chefe do Agrupamento XVIII há 56 anos e foi também Chefe Regional entre 1975 e 1987. Porventura, seria o chefe de Agrupamento há mais tempo em funções e, sem dúvida, o escuteiro mais antigo da Região, ainda em atividade.

Contemporâneo dos fundadores do Agrupamento XVIII e do Escutismo na Região, deles aprendeu a mística e o simbolismo do que é a missão escutista e com princípios tão arreigados, teve toda uma vida devotada ao Escutismo.

Em 1999, por ocasião dos 75 anos da Região, foi agraciado: “(…) pelos relevantes serviços prestados ao CNE, pelo exemplo de Escuteiro dando o seu melhor no Agrupamento XVIII e nos cargos desempenhados a nível Regional, como principal impulsionador do Movimento na Região de Bragança, pela forma dedicada com que (…) na qualidade de dirigente serviu o escutismo, é concedido o Colar Nuno Álvares Pereira ao Dirigente da Região de Bragança – Hernâni Augusto Portugal.”  

Em 31 de janeiro de 2013, pela O.S.N. n.º 619 foi designado Chefe Regional Honorário de Bragança.

Apaixonado pelo escutismo, fez disso princípio de vida, sempre com muita alegria, dedicação e entusiasmo. Formou equipa com o Assistente, Cónego Belarmino Afonso, entre outros, duas figuras contemporâneas imponentes no CNE regional e local.

Fica-nos o exemplo de vida e de ajuda ao próximo com lições que ainda hoje perduram.

Cumpriu fielmente a promessa que fizera correspondendo ao pedido formulado pelo Cónego Falcão, o fundador do Agrupamento XVIII, também, alguns dias antes de este falecer: “Não deixes que acabe o Agrupamento nem o Escutismo em Bragança”.

Que “Tigre Transmontano” possa reencontrar “Lobo de Montesinho”, “Lobo Patudo” e “Velho Lobo” na Rocha do Conselho.

Texto adaptado de: MIRANDA, Miguel: O Escutismo na Região de Bragança, dezembro 2016, JR Bragança.

Miguel Miranda

De referir e acrescentar que o Chefe Nacional do CNE decretou Luto Nacional por 7 dias com inicio no dia 18 do corrente.