Junta Regional inaugura Sede


Junta Regional do CNE inaugura primeira sede em 90 anos

12509330_444144535796749_8510958047403632026_n1910494_444144402463429_4869934507852896305_n 1554474_443852545825948_524071249819949434_n

A Junta Regional de Bragança do Corpo Nacional de Escutas (CNE) tem, pela primeira vez em 90 anos de existência, uma sede.

O espaço, situado no Mercado Municipal de Macedo de Cavaleiros, foi cedido pelo município. Um local muito desejado, e que fazia falta, como salienta Luís Batista, Chefe da Junta Regional.

“Pelo menos que eu saiba é a primeira sede da junta regional de Bragança em 90 anos da sua existência. É a coisa que mais falta faz a uma associação, a um movimento, é um local próprio para poder reunir e trabalhar.

Falei com o senhor Presidente da Câmara e ele acedeu ao nosso pedido de nos ceder estas instalações para a fundação da sede regional da região de Bragança. O espaço não era assim , foi necessário fazer algumas alterações para que ficasse um espaço próprio para os escuteiros de Bragança, para nos encontrarmos, trabalharmos e confraternizarmos.”

Uma forma de dinamizar o Mercado Municipal, considera Duarte Moreno, presidente da Câmara. Ainda assim, estas instalações poderão ser provisórias.

“É uma forma de dinamizar a parte interior do mercado e a parte do primeiro piso sempre numa perspetiva provisória. Estamos com projetos e candidaturas do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, e pretendemos que nesse plano estratégico um dos grandes projetos seja a dinamização deste local, daí estar provisório.

 Como isto está bastante atrasado, não sabemos quando é que, de facto, vamos avançar com o projeto em si, mas ao avançar estaremos cá para depois para disponibilizar outro espaço, condigno para que a junta regional possa estar em Macedo de Cavaleiros, o que, faz todo o sentido por ser o centro do Distrito de Bragança.”

Nesta inauguração, esteve presente o Chefe Nacional do CNE. Norberto Correia destaca a importância das colaborações com as entidades locais.

“Somos 20 regiões no país, 73 mil escuteiros e, isto varia muito de terra para terra; no entanto, temos encontrado em todas as regiões, e também em Bragança, uma cooperação muito saudável entre várias instituições. Não é só entre a hierarquia da igreja e os agrupamentos de escuteiros mas é também com as Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia, isto é, com as forças vivas locais, com as autárquicas em primeiro lugar temos encontrado uma parceria que tem sido muito útil para ajudar a desenvolver este nosso objetivo.”

Também o bispo da Diocese Bragança-Miranda presidiu a esta inauguração. Bons indicadores para os Escuteiros, que, considera, são um pilar no cultivo dos valores humanos e cristãos.

“O momento que estamos a participar aqui juntos da benção desta nova sede regional suscita em nós esse dizer bem dos jovens, dos adolescentes e das crianças que queremos acompanhar no testemunho, na educação destes mesmos valores que são a bússola da nossa vida e na relação com a natureza, uns com os outros, com a fé e com  o Evangelho.”

No distrito de Bragança, existe 9 agrupamentos de escuteiros, com cerca de 500 filiados. Depois de 90 anos, a Junta Regional de Bragança tem a primeira sede, situada no Mercado Municipal de Macedo de Cavaleiros. Instalações que podem, no entanto, vir a ser provisórias, se se vier a verificar uma requalificação do espaço por parte da autarquia, com recurso a fundos comunitários que estão, até ao momento, atrasados.

O dia serviu ainda para dar posse aos novos órgãos regionais, na sequência das eleições decorridas ainda em 2015, que ditaram a reeleição por mais 3 anos de Luís Batista.

Escrito por ONDA LIVRE (in www.ondalivre.net)